Open Source é um termo genérico que referencia a software que não requer pagamento de licença para poder usa-lo e é acompanhado do código fonte. O custo inicial é zero, pois projetos Open Source tem muitos desenvolvedores que colaboram, com idéias e com seus próprios códigos desenvolvidos. A maioria dos desenvolvedores envolvidos no ponto de vista de projeto da comunidade são os principais usuários do projeto, dessa forma, correção de bugs e adição de novas funcionalidades são contribuições de seus trabalhos para o projeto. Por esta razão, a qualidade e valor agregado aos projetos Open Source permanecem em crescimento continuo.
Algumas razões para companhias usarem produtos Open Source:
- A licença inicialmente é free.
- Não existe taxas de manutenção.
- Existe uma grande quantidade de desenvolvedores para auxiliar em possíveis suportes em newsgroups e sites especializados.
- A equipe de desenvolvimento geralmente tem curiosidade e apelo por projetos Open Source e gostariam de poder utilizar soluções desse tipo.
- A equipe de desenvolvimento conhece "grandes" nomes de projetos Open Source e geralmente ja utilizaram os mesmos, reduzindo tempo de treinamento e custo.
- Existem no mercado uma grande quantidade de desenvolvedores que conhecem projetos Open Source.
- A qualidade do projeto cresce a medida que outros usuários contribuem para correção de bugs, sendo esses custos irrisórios para a empresa.
- As funcionalidades do projeto crescem a medida que outros usuários contribuem com novas features, sendo esses custos irrisórios para a empresa.
Algumas precauções devem ser tomadas ao se utilizar produtos Open Source:
-
A documentação na maioria das vezes é escassa. É preciso levar em consideração que importantes projetos como linux e Apache, tem excelentes documentações, que foram desenvolvidas pela comunidade ao longo dos últimos anos. Mas a maioria dos projetos não tem o mesmo direcionamento que esses projetos mais antigos. Documentação ainda não é o foco e não tem grande importância para esses projetos se tornarem conhecidos.
-
Com grande freqüência a documentação fica fora de sincronismo com o projeto. Os desenvolvedores de projetos Open Source não são remunerados por esse tipo de trabalho, então naturalmente focam seus esforços no que sabem fazer de melhor: escrever código. A tarefa primordial é programação, a documentação acaba sendo negligenciada.
-
Vários projetos Open Source estão em versões alpha, beta ou pré-releases. Naturalmente eles não estão totalmente organizados nesse estágio de distribuição, mas existem importantes promessas a serem realizadas.
-
Apesar de email, newsgroups e chats serem bons recursos, não são fontes que garantem um resultado rápido. As companhias geralmente sentem maior conforto em pagar uma licença e ter garantia, a investir em serviços que representam um conhecimento considerável. Entretanto, na maioria das vezes a resolução final de um problema parte diretamente ou indiretamente de algum desenvolvedor do produto.
-
Com uma documentação inadequada, desenvolvedores sentem dificuldade para começar. Tutoriais, guias, exemplos de casos reais, treinamentos on-line e em sala de aula, mentoring e consultoria tornam-se elementos quase impossíveis de serem encontrados.